CAMPEONATO MUNICIPAL ABERTO DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ

 

REGULAMENTO 2019

REALIZAÇÃO

 

ADTUR

 

COORDENAÇÃO

 

MARZAN PESCA

 

APOIO

 

SDETUR  --  COMTUR 

MASSA JAPONESA    --    JR NETO ANTENINHAS – EQUIPE TAMBALUKO

FISGADA PESCA – CARPUS  - BY AVENTURA  - EBFPESCA - JR BOIAS

 

PESQUEIROS PARTICIPANTES

 

PESQUEIRO RANCHÃO DO PEIXE

PESQUEIRO MORADA DO GIGANTE

PESQUEIRO MUNDIAL

PESQUEIRO TAKENAKA

PESQUEIRO VALE DO SANTO ARI

 

 REGULAMENTO

 

Art. 1º - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DO CAMPEONATO

O CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ é uma realização da Adtur (Associação de Desenvolvimento TURístico de Mairiporã) em conjunto com a Marzan Pesca.

O CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ se dará em cinco etapas. As duplas classificadas nas etapas classificatórias disputarão a grande final no dia 07 de Dezembro, que será composta por 25 duplas classificadas.

Sendo:

     05 duplas classificadas no Pesqueiro Vale do Santo Ari;

05 duplas classificadas no Pesqueiro Mundial;

      05 duplas classificadas no Pesqueiro Takenaka;

05 duplas classificadas no Pesqueiro Ranchão do Peixe;

05 duplas classificadas no Pesqueiro Morada do Gigante;

 

Art. 2º - DOS OBJETIVOS

O CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ tem o objetivo de divulgar e promover o lazer e a integração através da prática de pesca esportiva.

Desenvolver o potencial da pesca esportiva com seriedade, qualidade e técnicas que exigem o segmento.

Promover a preservação e educação ambiental dos pescadores através da divulgação e práticas sustentáveis e que normatizam a pesca esportiva visando, principalmente, o combate de materiais e atitudes poluentes e predatórias.

Fomentar e desenvolver o turismo pesqueiro em nossa cidade

Art. 3º - DA SUPERVISÃO

A supervisão legal estará a cargo da COMISSÃO ORGANIZADORA do campeonato.

Da Comissão Organizadora

Será criada uma Comissão Organizadora para resolver quaisquer dúvidas, divergências e/ou situações não previstas neste Regulamento do CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ, as quais serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Organizadora mencionada.

Art. 4º- DA PROGRAMAÇÃO

DISPOSIÇÃO DAS ETAPAS

 

ETAPA 1 -  PESQUEIRO VALE DO SANTO ARI:

Data 19 de outubro de 2019

Inicio as 8:00 – termino as 17:00

Não haverá tolerância de atraso, a dupla que não estiver presente ate as 7:45 sera desclassificada.

ETAPA 2 -  PESQUEIRO MUNDIAL:

Data 26 de outubro de 2019

Inicio as 8:00 – termino as 17:00

Não haverá tolerância de atraso, a dupla que não estiver presente ate as 7:45 sera desclassificada.

ETAPA 3 -  PESQUEIRO TAKENAKA:

Data 09 de novembro de 2019

Inicio as 8:00 – termino as 17:00

Não haverá tolerância de atraso, a dupla que não estiver presente ate as 7:45 sera desclassificada.

ETAPA 4 -  PESQUEIRO RANCHÃO DO PEIXE:

Data 23 de novembro de 2019

Inicio as 8:00 – termino as 17:00

Não haverá tolerância de atraso, a dupla que não estiver presente ate as 7:45 sera desclassificada.

ETAPA 5 -  PESQUEIRO MORADA DO GIGANTE:

Data 30 de novembro de 2019

Inicio as 8:00 – termino as 17:00

Não haverá tolerância de atraso, a dupla que não estiver presente ate as 7:45 sera desclassificada.

 

GRANDE FINAL -  PESQUEIRO MAIS VOTADO PELOS FINALISTAS:

Data 07 de dezembro de 2019

Inicio as 8:00 – termino as 17:00

Não haverá tolerância de atraso, a dupla que não estiver presente ate as 7:45 sera desclassificada.

 

Art. 5º - DAS INSCRIÇÕES

5.1) Podem participar do campeonato qualquer homem ou mulher residente no Brasil, com idade mínima de 18 anos, e que estiverem devidamente inscritos, menores de 18 e maiores de 09 anos de idade serão permitidos se devidamente acompanhados dos responsáveis.

5.2) As inscrições deverão ser realizadas apenas e exclusivamente através do site, https://pescariamairipora.inscrevase.com/  a partir do dia 25 de Agosto de 2019.

5.3) A taxa de inscrição é de R$: 600,00 (seiscentos reais) por dupla e o pagamento deverá ser realizado através do site disponibilizado para gestão das inscrições, os participantes terão a liberdade de escolher a forma de pagamento no momento da inscrição, podendo inclusive optar pelo parcelamento.

5.4) A inscrição será OBRIGATORIAMENTE para duplas de pescadores.

5.5). Para cada inscrição deverá ser levado 02 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados as instituições da cidade a serem apontadas pelos proprietários dos pesqueiros.

5.6) As inscrições estarão disponíveis a partir de 25 agosto de 2019, havendo limite de 125 (cento e vinte e cinco) inscrições.

5.7) IMPORTANTE: A dupla de competidores poderá fazer mais de uma inscrição e competir em mais de uma etapa do CAMPEONATO. Caso ocorra da dupla se classificar em mais de uma etapa vale como critério de classificação para a etapa final, a sua PRIMEIRA classificação, as suas próximas pontuações não serão consideradas para classificação.

A dupla já classificada NÃO fica impedida de competir nas demais etapas, desde que esteja regular com a inscrição.

5.8) O competidor poderá se inscrever com duplas diferentes em etapas diferentes, caso as duas se classificarem o pescador deverá optar por uma das duas e a outra o(a) parceiro(a) irá pescar sozinho.

5.9 A idade mínima permitida para um competidor é de 09 (nove) anos, devidamente autorizado e sob responsabilidade dos pais ou responsáveis legais.

5.10 - Em caso de desistência, em nenhuma hipótese haverá devolução de valores pagos.

5.11 - Cada inscrição dá direito a entrada no pesqueiro para a dupla no dia da etapa e 01 KIT DE COMPETIDOR por dupla e ainda o pesqueiro oferecera o almoço sem custo aos participantes, as despesas com bebidas ou demais itens consumidos serão por conta do competidor.

NÃO E PERMITIDO LEVAR NENHUM TIPO DE BEBIDA OU COMIDA.
Casos especiais devem ser levados a organização com antecedência.

 

Art. 6º- DA PROVA

6.1- Cada etapa disponibilizará 25 inscrições para equipes formadas por dois pescadores (dupla);

6.2- Cada dupla deverá retirar o seu kit de competição no pesqueiro onde será realizada a respectiva etapa, a partir das 10:00 às 19:00 do dia anterior, e das 07:00 às 07:30 (manhã) do dia das provas.

6.3- A prova terá a duração de 07 horas, divididas em 2 baterias de 3h30min.

Conforme cronograma abaixo:

Cerimônia de abertura do evento: 7:30 h

Bateria 1: 8h00 às 11:30 h

Intervalo: 11:30 h às 13h30

Bateria 2: 13h30 às 17h

Cerimônia Encerramento as 17:30 h

Obs: Os horários poderão sofrer alterações à medida que o período do horário brasileiro de verão for oficializado, ou aconteça alguma intempérie que fuja do controle da organização do evento, porem o staff da organização estará presente caso tenha a necessidade de ajuste de horários.

6.4) A prova será disputada em raias de competição, delimitadas e sorteadas pela organização do evento.

6.4.1- A definição da distribuição das raias de competição será através de sorteio no dia do evento ou no dia anterior de cada etapa classificatória, será realizada no pesqueiro correspondente a cada etapa classificatória, sendo no dia anterior, acontecerá às 19:00, sendo no mesmo dia será às 7:00 da manhã. e realizado pela organização do evento. Todas as informações relacionadas serão disponibilizadas nas redes sociais e grupos de whatsapp para os participantes após o sorteio.

Como funcionará o sorteio:

Os números correspondentes aos números de inscrição dos participantes serão colocados em uma urna, e serão sorteados para as raias em ordem crescente, cada uma das raias sorteadas para a primeira bateria irá automaticamente designar quais as raias que os competidores irão pescar na segunda bateria, pois após o intervalo do almoço haverá a inversão dos pescadores nas raias

Abaixo modelo que será utilizado:

 

Importante: A distribuição das raias poderá sofrer alterações conforme estrutura do lago.

6.4) Em todas as etapas ocorrerá a convocação geral dos competidores no dia da prova, às 07:30 

6.5) Ao final da prova, e após a apuração dos resultados pela organização do evento será executado o cerimonial de premiação da etapa.

6.6) O CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ será obrigatoriamente de pesque e solte.

6.7) A prova terá a duração de 07(sete) horas, dividas em 2 baterias de 3h30min.

6.8) Durante a prova é possível utilizar apenas DOIS conjuntos de pesca por vez (um cada participante). A dupla poderá levar quantos equipamentos quiser para prova, podendo intercalar a utilização destes equipamentos.

6.9) O competidor poderá utilizar apenas um equipamento para fazer o lançamento. Ou seja, apenas uma vara poderá ser utilizada para a pesca. Os demais conjuntos de pesca podem estar na raia, desde que fora de uso.

6.10) Durante a prova, entre a dupla, o parceiro pode atuar como assistente do outro, se assim preferir

6.11) Poderão permanecer na raia de pesca apenas os dois pescadores que compõem a dupla.

6.12) Todas as duplas de competidores serão fiscalizadas pelos fiscais de prova e, para isso, estes estarão próximos das raias de competição.

6.13) Ao se iniciar a prova, os competidores deverão estar obrigatoriamente posicionados em suas respectivas raias de competição na margem do lago e à disposição dos fiscais de prova.

6.14) A dupla irá se posicionar na raia 10 minutos antes do início das baterias, neste período é proibido fazer qualquer tipo de arremesso. O arremesso deverá acontecer apenas depois do começo da prova.

6.15) Será considerado válido o peixe FISGADO até o término da prova, que será dado através de sinal sonoro pela organização. Haverá um sinal indicando que falta um minuto para o final da prova. Portanto, se o peixe estiver fisgado quando tocar o sinal, os pescadores têm um minuto para avisar o fiscal, após isso eles têm tempo livre para retirar o peixe e pesá-lo.

6.16) O diretor geral do campeonato terá poder para alterar horários da prova, ou fazer alterações no regulamento e, se ocorrer, o ato será comunicado aos participantes com a justificativa pertinente.

6.17) Os lançamentos deverão ser feitos perpendicularmente à margem do lago, onde se encontra o competidor, ou seja, a 90° da margem. Se por algum defeito de lançamento a linha invadir a raia de outra dupla, ela deve ser imediatamente recolhida.

6.18) Quando um pescador tiver um peixe fisgado e ele correr para os lados, é de sua responsabilidade avisar essa movimentação do peixe. A prioridade é sempre de quem estiver com o peixe, portanto os pescadores ao lado devem recolher a linha ou deixá-la solta caso enrosque. Qualquer pescador pode optar por cortar a sua linha e voltar a pescar.

6.19) A pesca será exercida exclusivamente dentro das raias demarcadas, mas em caso de peixe fisgado, se ele nadar para os lados, a dupla poderá invadir outras raias, sem atrapalhar a pesca dos outros competidores, para terminar de retirar o peixe.

6.20) O CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ consiste em pesca esportiva desembarcada, na modalidade de pesque e solte com iscas naturais e artificiais, munidas de anzol simples sem farpa. Sendo vedado o uso de garateias, chuveirinhos, anzóis múltiplos, anzóis com farpa.

Está vedado também o uso de cevadeiras.

6.21) O competidor deverá ser identificado por números para favorecer melhor visibilidade para identificação do mesmo. Os números serão fornecidos pela organização e cujo uso é obrigatório, sob pena de impedimento de participação e/ou desclassificação.

6.22) Um competidor apto a competir na etapa em que se inscreveu é aquele que está uniformizado com a camiseta oficial do campeonato, fornecida pela organização do evento.

6.23) O uso de boné não é obrigatório, mas se o competidor optar pela sua utilização, só será permitido usar o boné oficial do campeonato.

6.24) O competidor deverá habilitar seu exemplar para soltura no menor tempo possível. Após a soltura, caso o peixe não nade, o mesmo será desconsiderado na somatória da pontuação.

6.25) O competidor não poderá sob nenhuma justificativa manter peixes do lago de competição mortos, sob pena de desclassificação.

6.26) Durante a pescaria deve ser respeitada a área delimitada da raia do competidor, mantendo o respeito aos demais participantes.

6.27) Todos os peixes pescados, respeitando o peso mínimo estabelecido de 2 quilos, serão registrados e pesados pelos fiscais de prova.

6.28) Para efeito de medição, será considerado o quilograma como unidade de medida.

6.29) O registro da pesagem dos peixes será de responsabilidade dos árbitros e fiscais de prova.

6.30) A retirada dos peixes da água, transporte e pesagem será responsabilidade da dupla de competidores.

6.31) Os peixes capturados deverão estar vivos e em condições de soltura, isentos de qualquer sinal que indique outras formas de captura, diferentes da permitida e sob a pena de desclassificação do exemplar ou do competidor, a critério do diretor de prova.

6.32) Caso algum peixe apresentado não tenha condições de soltura, o mesmo será desconsiderado na somatória da pontuação.

- DOS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS DE PESCA:

- É de cada dupla estar ciente e de acordo com:

a) Permitido o uso de carretilhas e molinetes de qualquer tamanho ou peso, carregados com linhas de diâmetro livre somente linhas monofilamento.

b) Permitido uso de iscas artificiais de qualquer tipo, munidas de anzol simples (sem garatéia) e sem farpa.

c) Permitido o uso de iscas naturais.

d) Não será permitido usar peixes do lago de competição como isca.

e) Permitido o uso, durante a prova, de vara de qualquer tipo ou tamanho, sendo possível utilizar apenas UM conjunto de pesca por pescador.

f) Permitido o uso de equipamentos de fly fishing ou spey.

g) A utilização de boia cevadeira, será permitida, somente com ração adquirida do pesqueiro em quantidade determinada a cada equipe por cada pesqueiro.

h) Proibido utilização de copo cevador, boia rocket, e cevar com as mãos.

i) Proibido utilizar ração que não seja fornecida pelo pesqueiro.

j) Proibido pescar/cevar com sebo.

k) Proibido a utilização de iscas podres

l) Os peixes que estourarem a linha não serão contabilizados mesmo que a boia seja recuperada.

m) Não serão contabilizados peixes fisgados pelo corpo, apenas serão contabilizados peixes fisgados pela boca.

n) Proibido o uso de ceva fixa ou arremessada por equipamentos de lançamento, como estilingue e colher para lançamento.

o) Proibido uso de alicate de contenção.

p) Permitido apenas o uso do puçá disponibilizado pelo pesqueiro para a retirada dos peixes.

q) Permitido o uso de bancos e banquetas sem discriminação ou propaganda.

r) Só será permitida a utilização da isca "minhocuçu" desde que a origem seja de cultivo.

 

- DOS COMPETIDORES:

 

- É de cada competidor a obrigação de:

a) Cumprir e fazer cumprir o regulamento.

b) Fiscalizar a medição (pesagem) dos peixes junto aos fiscais de prova a cada pesagem registrada.

c) Manter o comportamento cortês perante os demais competidores, árbitros e público.

d) Relatar quaisquer irregularidades durante a prova, encaminhando-as, por escrito, ao diretor de prova até as 17h30min. Qualquer relato/comentário posterior e sem comprovação será considerado infração grave, sob pena de desclassificação do autor, a critério do diretor de prova.

 

- Fica vedado aos competidores, sob pena de desclassificação:

 

a) O uso de mais de um anzol por vara.

b) A pesca utilizando mais de um equipamento por vez, durante a prova.

c) Descartar lixo de qualquer espécie no lago ou em suas margens.

d) Utilizar material ou equipamentos predatórios para a pesca, além dos permitidos para a prova.

e) Permitir que qualquer pessoa não inscrita no campeonato o auxilie de qualquer forma, na captura do peixe.

g) Abandonar a prova antes do término, sem autorização do árbitro, sob pena de desclassificação.

h) Fumar dentro do pesqueiro durante as baterias da competição.

- Será desclassificado o competidor que:

a) Alterar a medida dos peixes apresentados.

b) Prejudicar os concorrentes com ações escusas durante a prova.

c) Manter comportamento não condizente com as regras elementares da prática esportiva, do convívio social, bem como promover desacato ou agressão, física ou verbal a competidores, organizadores, fiscais, árbitros, autoridades e o público.

d) For flagrada em qualquer momento e sob qualquer pretexto durante a Prova com pessoas não pertencentes à equipe devidamente registrada dentro da sua raia de pesca.

f) Transgredir quaisquer regras contidas neste regulamento.

 

PONTUAÇÃO DA PROVA: PESO DOS PEIXES

- Todos os peixes pescados poderão ser pesados, mas somente peixes a partir de 2 quilos serão registrados.

- Só serão validados os peixes pesados e registrados pelos fiscais de prova.

A PONTUAÇÃO DA PROVA:

- O critério de classificação da prova será a somatória do peso, em quilogramas, de todos os peixes pescados pela dupla de competidores, a partir do peso mínimo estabelecido, independente da espécie.

- Para efeito de PESAGEM será considerado o peso em quilogramas como unidade de medida.

- O competidor que não capturar nenhum peixe não obtém classificação.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1º Critério de desempate: peixe com maior peso.

2º Critério de desempate: peixe com o segundo maior peso.

3º Critério de desempate: peixe com o terceiro maior peso

4º Critério de desempate: idade – o pescador com maior idade vence.

 

SERÁ EFETIVADA CAMPEÃ DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ, A DUPLA DE COMPETIDORES QUE SOMAR O MAIOR PESO EM QUILOGRAMAS, DURANTE A PROVA FINAL.  TODAS AS DUPLAS TERÃO SEUS PONTOS ZERADOS AO CHEGAREM NA PROVA FINAL.

PREMIAÇÃO DA FINAL DO CAMPEONATO  MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ

1º Lugar: UM TROFÉU DE CAMPEÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ PARA CADA UM DA DUPLA + R$ 10.000,00 (DEZ MIL REAIS) EM PREMIOS A SEREM TRANSFERIDOS EM CONTA BANCARIA INDICADA PELA DUPLA

2º Lugar: UM TROFÉU DE VICE-CAMPEÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ PARA CADA UM DA DUPLA + R$ 3.000,00 (TRES MIL REAIS) EM PREMIOS A SEREM TRANSFERIDOS EM CONTA BANCARIA INDICADA PELA DUPLA

3º Lugar: UM TROFÉU DE TERCEIRO COLOCADO NO CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ PARA CADA UM DA DUPLA + R$ 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) EM PREMIOS A SEREM TRANSFERIDOS EM CONTA BANCARIA INDICADA PELA DUPLA

MAIOR PEIXE DO CAMPEONATO (em kg): TROFÉU DE MAIOR PEIXE DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ. + BRINDES DOS NOSSOS PATROCINADORES

 

A TODOS OS PARTICIPANTES:  MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO .

 

DAS AUTORIDADES E COORDENAÇÃO

A Organização do CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ designou uma equipe para coordenação e orientação aos competidores. Para controle e direção das provas em todas as etapas serão nomeadas as seguintes autoridades:

Diretor de Prova: Com a função e autoridade final e de instância única para fazer cumprir este regulamento e aplicar as penalidades cabíveis, decidindo todas as questões que lhe forem submetidas pela Organização, sendo irrecorríveis suas decisões e deliberações.

Fiscais: em número a ser designado pela organização compete a eles controlar, anotar e receber a medida de pesagem dos peixes nas planilhas, reportando-se ao Diretor de Prova.

Assistente de Direção: assessora o Diretor de Prova e ainda controla as raias durante as provas.

 

Art. 13º - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E COMPLEMENTARES

- Os participantes autorizam, automaticamente, por ocasião da efetivação de sua inscrição o uso de sua imagem e som de voz em qualquer tipo de mídia relacionada ao CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ por tempo indeterminado.

- A cargo da organização, o programa ou regulamento poderá ser alterado por aditivos, e devidamente comunicado aos participantes.

- A organização e autoridades do evento não se responsabilizam por perdas, roubos, ou quaisquer tipos de danos materiais, morais ou corporais ocorridos ou provocados pelos competidores, acompanhantes e espectadores antes, durante e após o evento.

- O pescador que vier a praticar ato danoso durante o evento terá como pena: advertência ou exclusão dos torneios promovidos pela organização deste evento. As eventuais perdas e danos decorrentes de atos do pescador serão apurados na forma da lei.

- O ganhador responsabiliza-se pela retirada do prêmio após o seu recebimento.

- Cabe à organização do CAMPEONATO MUNICIPAL DE PESCA ESPORTIVA DE MAIRIPORÃ, juntamente com os árbitros, julgar os casos omissos neste regulamento.

- A efetivação da inscrição implica, automaticamente, o conhecimento, aceitação e concordância dos competidores em relação a todos os termos, artigos e conteúdo do presente regulamento.

- Eventuais questões relacionadas ao evento serão dirimidas, se assim for necessário, no Foro da Comarca de MAIRIPORÃ - SP.

 

 

 

 

Visita Marcos Alberto de Souza Lim em ShopMania