Você acredita que os peixes pensam ?? | Marzan Pesca & Camping aquário, aquarismo, aquarista, pesca, pescador, pescaria, pesqueiro, peixe ornamental, peixes ornamentais, peixes

Você acredita que os peixes pensam ??

Publicado: 15/10/2016

Estudo australiano comprova a capacidade pensante dos peixes

     A maioria ate hoje duvida , alguns ate acham ser piada, outros acreditam que é mito, mas acredite se quiser, os peixes possuem a capacidade de pensar, e uma ótima capacidade de aprendizagem, (coisa que muito serhumaninho não tem ), quem possui aquário ou vai pescar frequentemente, e sempre se perguntou do fato dos peixes pensarem, achando ser coincidência o fato de ao dar comida o peixe ter reações as vezes ate estranhas ou ter sempre a mesma atitude, esta implicitamente ligado a capacidade de pensar dos peixes.

                                          

    Pesquisadores australianos concluíram a tese de que peixes pensam e ainda tem a capacidade de se lembrar de seu predador por pelo menos um ano, fantástico não é?,  além disso a memória dos peixes tem sido catalogada como a mais efêmera do mundo animal.

    Esta habilidade para lembrar também se aplica a qualquer objeto que represente uma ameaça. Por exemplo, “se um peixe morde um anzol e consegue escapar, guarda esta experiência em sua memória e é muito difícil que volte a morder um anzol numa segunda oportunidade”.

   Por falta dessa informação sobre o comportamento dessas criaturas, pode-se cometer o erro de achar que quando não há pesca em uma região determinada é porque se esgotaram os recursos ou os peixes foram embora dali, quando na realidade o que pode estar ocorrendo é que os peixes estão ali, mas não caem na armadilha, é o pescador talvez esteja perdendo para quem acredite nem sequer pensar, quem será o mais esperto ?

Associação:

   Os peixes aprendem também a conhecer em profundidade seu ambiente e associam a abundância de alimentos ou os perigos com determinados lugares. Eles utilizam esta informação para identificar vias de escape caso apareça uma ameaça e também para traçar suas rotas favoritas.

Outra característica dos peixes,  é a sofisticação do processo para a tomada de decisões.
Por exemplo, eles preferem a companhia dos peixes que lhe parecem familiares, já que podem ler seu comportamento mais facilmente. Eles também escolhem se unir a um cardume porque nadar em grupo lhes traz benefícios em termos de proteção diante dos predadores e na busca de alimentos.

Para colocar a memória dos peixes à prova, a equipe australiana estudou os peixes em seu entorno natural. Analisaram sua relação com as características próprias de seu habitat e depois transferiram alguns exemplares a uma série de tanques de laboratório.

Lá, os especialistas ofereceram a eles diferentes opções, colocando alimentos em diferentes áreas do tanque e os enfrentando com predadores para estudar seus movimentos e suas reações.

Para a equipe, a habilidade dos peixes para lembrar e para aprender é tão complexa que “estudar seu comportamento nos permitirá aprender algo também sobre nossa própria conduta.

Então você ainda acha um mito?
Eu nunca duvidei da capacidade destes animais!

Inspiração fonte: coisas interessantes e blog animaquarios.

Marcadores: Do mito a realidade Peixes pensam 

 

Voltar